Negócios

Nossos Negócios

Defesa e Tecnologia

A Odebrecht Defesa e Tecnologia contribui com o estado brasileiro e as Forças Armadas do Brasil no desafio de assegurar a autonomia tecnológica necessária para garantir a soberania nacional, com a absorção e o desenvolvimento de tecnologias, gerando resultados para Clientes e Acionistas.

O Negócio provê soluções inovadoras para o desenvolvimento da indústria nacional de defesa e concebe, implanta, integra e gerencia projetos de alta complexidade, tecnologias e produtos de uso militar e civil. Atua também no contexto de implantação da Estratégia Nacional de Defesa (END) do Governo Brasileiro, para modernização do setor e reestruturação da indústria brasileira.

A atuação da Odebrecht Defesa e Tecnologia tem como destaque o desenvolvimento e o emprego de tecnologias nacionais para a execução de projetos e concepção de produtos, por meio das empresas:

  • Itaguaí Construções Navais (ICN), voltada para a construção de submarinos convencionais e de propulsão nuclear do Programa Nacional de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub);
  • Consórcio Baia de Sepetiba (CBS), responsável pelo planejamento, coordenação, gestão e administração das interfaces do Prosub;
  • Mectron, voltada para o desenvolvimento e fabricação de produtos de alta tecnologia e sistemas complexos para usos militar e civil.

Entre as conquistas mais recentes estão:

  • Início da construção do SBR 1, submarino brasileiro de propulsão convencional;
  • Campanha de Lançamento do míssil MAR para a Força Aérea Brasileira na Serra do Cachimbo (PA/MT);
  • Conclusão dos projetos de desenvolvimento do míssil A-Darter e fabricação do protótipo;
  • Integração do Transponder TTCS (Subsistema de Telemetria, Rastreamento e Controle) e DDR (Gravador Digital de Dados) para os satélites CBERS 3 e 4;
  • Conquista do projeto Radio Definido por Software de Defesa (RDS), para o Exército Brasileiro;
  • Desenvolvimento do Projeto Link BR 2, de comunicação segura para aeronaves da Força Aérea Brasileira.

Prêmios e Reconhecimentos

A Odebrecht Defesa e Tecnologia foi agraciada com o Prêmio FINEP de Inovação 2013, em reconhecimento ao trabalho de gestão da inovação, à internacionalização e às parcerias. Além disso, a Mectron foi qualificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED) por parte do Ministério da Defesa do Brasil.      

Túnel do Tempo

Com o lançamento da Estratégia Nacional de Defesa (END), em 2008, pelas Forças Armadas do Brasil, uma das primeiras iniciativas foi a instituição do Programa Nacional de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), da Marinha do Brasil. Escolhida pela francesa DCNS – uma das líderes mundiais em defesa naval –, a Odebrecht passou a integrar o Consórcio Baía de Sepetiba (CBS), que gerencia o programa, e a Itaguaí Construções Navais (ICN), responsável pela construção dos submarinos, com transferência de tecnologia.

Em 2011, a atuação da Organização se fortaleceu com a criação da Odebrecht Defesa e Tecnologia. No mesmo ano, o Negócio adquiriu o controle da Mectron – empresa com 20 anos de serviços prestados às Forças Armadas, integradora de sistemas complexos para os setores de defesa, espaço e segurança pública.

A Odebrecht Defesa e Tecnologia é a única empresa na América Latina a fabricar míssil antirradiação e uma das três no mundo que possui essa expertise.